terça-feira, 11 de outubro de 2011

Homem é o lobo do Homem



A locução latina “homo homini lupus” significa o “homem é o lobo do homem”, foi escrita pelo filósofo Tito Macio Plauto, 254 – 184 AC, nascido em Sarsina, Itália, dramaturgo que viveu no período republicano, crítico do modo de vida dos seus contemporâneos e das atitudes de seus dirigentes políticos; sua locução foi estudada e popularizada pelo filósofo, matemático e teórico político inglês Thomas Hobbes (1588-1679), e também por Sigmund Freud, austríaco (1856-1939), o pai da psicanálise.
Todos estudaram e desenvolveram o pensamento latino, retratando a tendência do homem ao conflito.
Com efeito, a manifestação da violência marca a história do homem desde seus primórdios e que se prolonga através do século XXI, na plena sociedade dita civilizada.

Sob o aspecto psicológico-antropológico do “homo homini lupus” o ser humano, a comunidade e a sociedade em geral mostram-nos uma necessidade de um Estado forte, com leis severas e implacáveis, para garantir a paz e a prosperidade. A liberdade do ser humano, no entanto, é reprimida, a liberdade individual é trocada em parte pela segurança. Assim, como previu Thomas Hobbes “o incremento do poder de um indivíduo implica o decréscimo do poder do outro”.
Também é de se registrar que o principio “o homem é o lobo do homem” integra o pensamento e o agir do gênero humano ainda que em diferentes etnias, cultos, crenças, doutrinas, períodos históricos etc.
Com efeito, há uma antiga fábula dos índios “cherokees”, com remanescentes que vivem no Oeste dos Estados Unidos, procurando explicar por que às vezes as pessoas são obrigadas a trocar violência por violência: Todo homem é chamado a lutar, cedo ou tarde. Há sempre uma batalha a ser travada no decorrer da vida, lembrando que o conflito mais feroz é entre dois lobos. Segundo os índios todo homem tem dentro de si os dois lobos; um mau, cheio de ódio, com ciúme, inveja, ganância, desprezo, mentiras, falsidades etc. O outro lobo é bom, vive com amor, ternura, esperança, solidariedade, compaixão, humildade, fé etc.
A pergunta que se faz: Qual o lobo que vence a luta?
É aquele que melhor alimentamos dentro de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!