segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aspirações, transgressões, violência


Retomando a história antiga mundial, vamos encontrar na Grécia antiga, em Atenas, os sábios que pensaram e lutaram pela criação e adoção da democracia (demo= povo, kracia=governo). Uma forma de administração da coisa pública, levando em conta os desejos, as aspirações do povo grego. É bem verdade que parte daquela gente não recebeu os benefícios consagrados nas leis e nas normas então editadas, como o escravos, os lavradores, os serviçais, soldados.

Ao passar dos tempos o sistema evoluiu, notadamente na Revolução industrial, na Europa, em 1760, de 1820 a 1870, com o avanço de tecnologia, instalação de fábricas têxteis, de navegação, e do surgimento do Socialismo, nas plagas russas, no século XVIII.

A democracia e o socialismo declaram que todos somos iguais nesta existência. Ora, verificamos quotidianamente que as diferenças persistem, sejam nos condomínios onde residimos nos bairros, nas regiões que formam os países, sob qualquer forma de orientação, de adesão popular, religiosa e tantos outros.

“Sol lvcet ominibvs” (o sol nasce para todos)! Será?

Eclode então o sentimento público das pessoas, dos cidadãos que gritam nas ruas pela garantia de seus direitos conquistados, mas não cumpridos por aqueles que são eleitos se indicados para gerir o bem público.

Aí começa a transgressão. Ao longo dos dias a imprensa falada, escrita e televisada nos informam sobre as nefastas, prejudiciais, danosas e solertes manobras de alguns políticos, administradores, servidores públicos que agem para proveito próprio, de seus familiares, seus apaniguados, arquitetando planos para se locupletarem . Triste, inimaginável.

Também transgridem as normas do bom viver aqueles que se aproveitam das reivindicações salutares e democráticas da população que percorre as ruas pedindo soluções para seus problemas, e infiltrados, mascarados, com panos no rosto, dificultando seu reconhecimento, destroem ruas, praças públicas, placas de sinalização, faróis de trânsito, lojas comerciais, agências bancárias, com roubo de dinheiro, destruição de caixas eletrônicos , incêndio de ônibus,de estações do metrô , colocando em risco a integridade física das pessoas e prejudicando e encarecendo o custo de vida, se levarmos em conta o que se gasta para reposição e manutenção do que foi destruído. Para esses a aplicação da lei penal.

Tenhamos em mente que as reivindicações, as esperanças e as reclamações fazem parte do sistema democrático!

Trazemos à memória a lição de Mark Twain, escritor e humorista americano, 1835-1910 que nos ensina:

“Lá longe encontramos nossas aspirações. Posso não alcançá-las, mas posso levantar os olhos, ver a sua beleza e acreditar nela.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!