quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jornalismo e Liberdade de Expressão




Os meios de comunicação na sua relevância e dimensão social entre os povos, nações e comunidades são cada vez mais úteis e necessários para tornar a sociedade mais conhecedora, justa, reflexiva, informada e solidária. Contudo, a informação também traz para seus profissionais perigos constantes e imediatos como recentemente vem se apurando.

De acordo com o levantamento efetuado pela “PEC Press Emblem Compagn”, sediada na Suiça, nosso país ocupa a 5ª. posição entre os locais que mais se assassinaram jornalistas em 2012. Nos primeiros meses deste ano 72 jornalistas foram mortos em todo o mundo,em razão da divulgação das suas noticias , seus flagrantes e suas denuncias.Segundo relatório da PEC, este ano, 6 profissionais de noticias brasileiros foram mortos.

Pelos estudos da “SIP Sociedade Interamericana de Imprensa”, no que se refere a liberdade de expressão, o Brasil apresenta diferentes motivos de amparo para os profissionais de imprensa como a falta d e estrutura adequada para a investigação correta dos assassinatos, desaparecimentos etc.; no Norte do Brasil deparamos com as longas distancias, as estradas precárias, o perigo de contágio com doenças. Temos então, em nossas plagas, quer no interior, quer nas pequenas comunidades, nas cidades e nas grandes metrópoles o desenvolvimento ativo e proficiente das organizações clandestinas e criminosas que enfrentam de maneira mortal a divulgação das noticias: o turismo sexual, jogo do bicho, narcotráfico, práticas cambistas, contrabando de armas, explosivos, conflitos agrários, corruçpão nas nossas fronteiras, irregularidades cometidas pelos agentes do poder público, o historico e malfadado coronelismo que influencia a vida politica e social das regiões brasileiras.

Citamos aqui os mais conhecidos mártires da divulgação das irregularidades pelos nossos meios de comunicação como os jornalistas Wladimir Herzog e Tim Lopes. Registramos os nomes dos seguintes que também foram vítimas só em 2012, em face da propagação dos desmandos humanos ocorridos: Valério Luiz de Oliveira (Goiania), Décio de Sá (Maranhão), Divino Aparecido Carvalho(Foz doIguaçu), Oni de Moura (Santa Helena, Foz do Iguaçu), Roberto Cardoso Rodrigues (Ponta Porã) e Laércio de Souza (Bahia).

A Federação Nacional dos Jornalistas também descreve casos de agressão física, censura judicial,atentados e ameaças de morte, constrangendo o ativo, árduo e veemente múnus dos profissionais da imprensa.

É preciso melhorar

Leon Tolstoi (Rússia, 1828-1910),jornalista, pensador, novelista, pesquisador moral n os ensina que:


“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas sim uma consequência.”

Um comentário:

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!