sexta-feira, 15 de março de 2013

8 de março – Dia Internacional da Mulher




Em 8.3.1857, em Nova Iorque, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos inconformadas com o tratamento que recebiam, fizeram uma greve , propugnando por melhores salários, melhores condições de trabalho, redução da carga horária de 16 para 10 horas diarias, , equiparação salarial com os homens, pois só percebiam l/3 da remuneração deferida aos operários. Foram reprimidas com violência. Seus patrões e as autoridades policiais, segundo a imprensa da época, trancaram-nas no estabelecimento fabril que foi incendiado, matando 130 trabalhadoras encontradas carbonizadas. Uma chacina injusta, desumana.

No entanto, só em1910, numa conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março seria dedicado ao “Dia Internacional da Mulher”.

Em 1975 , em reunião plenária, a ONU Organização das Nações Unidas, a data foi consagrada e vem sendo comemorada anualmente.

O papel da mulher na sociedade passou a ser discutido mais amplamente, procurando superar o preconceito secular e a desvalorização da atividade feminima que sempre marcou sua trajetória.

Alguns dos marcos históricos na valorização da mulher: 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos da mulher e do negro nos Estados Unidos; 1862 – pela primeira vez a mulheres votam na Suécia; 1866 – John S. Mills, economista, escreve artigos exigindo o direito ao voto feminimo, Inglaterra; 1870 – as mulheres passam a ter acesso à faculdade de Medicina da França; 1878 - na Rússia, as mulheres passam a frequentar faculdades.

No Brasil, em 24.2.1932, foi instituido o voto feminimo com a possibilidade de a mulher ser eleita para cargos no executivo e no legislativo.

Na realidade, o papel social da mulher, além dos limites do lar, como pessoa amada, mãe exemplar de família, companheira constante da vida conjugal, é de ser levada em conta também nas atividades comerciais, industriais e de serviços em geral, fazendo com que nosso esforço e trabalho, em conjunto, se amplie, melhore e conquiste posições úteis e necessárias para a economia, o bem-estar e o bem comum da nossa existência.

Pela primeira vez, na história republicana, temos uma mulher como presidente. Dilma Rousseff, com um currículo de luta e despreendimento, procurando sempre ajustar a nossa sociedade, com modificações nos sistemas de saúde, educação, segurança, vias de transporte etc., dentro de um momento mundial de déficit orçamentário, inflação, falta de emprego, na Europa, América do Norte, África, Grécia, dentre outras regiões, repercutindo invariavelmente em nossa pátria.

Recordamo-nos da Paul Valéry, nascido em 30.10.1871 e falecido em 20.7.1945, na França, filósofo, poeta, escritor, pertencente à escola simbolista, movimento literário que surgiu em seu país, no século XIX, em oposição ao realismo e ao positivismo, e que nos premia com a seguinte mensagem no Dia Internacional da Mulher:



“O amor é apenas um verso na vida de um homem e todo um poema na vida de uma mulher.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!