A finalidade da penitência é oferecer alguma reparação pelas faltas confessadas. Esse é o sacramento da penitência em que os pecados praticados após nosso batismo são perdoados. É um rito instituido por Jesus Cristo, que confirma a graça divina à alma do arrependido.

A contrição, a confissão e a absolvição do sacerdote ao penitente estão previstas no Texto Bíblico , notadamente em Mateus l6-l0, 18-15; João 20, 21 – 23. São diversas as formas de penitência na vida cristã.
O Catecismo da Igreja Católica estipula “... os tempos de ascese (= pureza, plenitude da vida moral)) e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas” e são tres as formas mais comuns: o jejum, a oração e a esmola; são esses “... os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade que cobre uma multidão de pecados .” (CIC ns. 1433, 1434).
Aproveitemos o tempo da Quaresma para nos lembrar do episódio da tentação de Jesus Cristo no deservto , sua vitória e sua misericórdia para todos nós , com nossos exercícios espirituais, as liturgias da penitência , a partlha fraterna , os serviços de caridade e de missionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário