Deus, Ser Supremo, na Sua bondade, na Sua misericórdia , na Sua onipotência e no Seu amor, fala aos homens e às mulheres através das palavras que temos conhecimento. .Segundo a Tradição da Santa Igreja Católica a Bíblia traz a memória viva da Palavra de Deus. E é o Espírito Santo que dá a interpretação espiritual da Escritura.
O Texto Bíblico foi escrito pelos autores sagrados, os hagiógrafos, levando em conta os costumes,a cultura e a forma literária em uso na sua época . Sentiam, falavam e contavam os epísódios com a interpretação do seu dia-a-dia.
A Liturgia da Palavra Divina é apresentade diariamente pelos nossos padres nas Santas Missas com a leitura dos textos sagrados ,a homilia (a interpretação e pregação da Bíblia)e a oração universal.
Contudo, é de todo útil e necessário que o cristão fiel leia, interprete , siga e divulgue os ensinamentos bíblicos que só nos instruem e nos dão condições de acompanhá-los e estão enumerados, segundo a Tradição da Igreja Católica, em 46 escritos no Antigo Testamento e 27 no Segundo Testamento. São partes indispensáveis do Texto Sagrado.
No Antigo Testamento deparamos com ensinamentos do Criador, sua manifestação para o modo de agir correto do homem apresenta o mistério do plano de salvação da humanidade.
O Novo Testamento nos fala da Revelação Divina, apresentando Jesus, Filho de Deus, mostrando-nos seus atos, seus ensinamentos, paixão e glória , assim como o início da Igreja Católica Universal, sob a ação do Espírito Santo.
As possíveis dificuldades de interpretação da Bíblia são bem superadas pelos ensinamentos e cursos que vêm sendo minisrados pela nossa Igreja, p. ex. “Mater Ecclesiae”, de modo a aprender a “eminente ciência de Jesus”, tão bem exortada por S Paulo na Carta aos Felipenses, 3.8.
São Jerônimo, falecido na Palestina em 419, celebrado no mês de setembro, no dia 30, também considerado o mês da Bíblia, um dos mestres da língua latina, foi quem traduziu do grego , por encargo determinado pelo Papa S. Dâmaso, os Livros Sagrados, de maneira a haver uma única versão oficial das Escrituras. O eminente tradutor nos afirma que “ignorar as Escrituras é ignorar Jesus.”
O Senhor Jesus Cristo ensinou com suas palavras e realizou com seus atos; não existe nenhuma doutrina melhor, mais preciosa e mais esplêndida que os Textos do Evangelho. Leia-os e reflita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário