No mês de junho comemoramos em datas próprias as instituições, dias de profissionais e festas da Igreja Católica marcantes em nossa existência e que daremos um breve histórico de algumas delas. Vejamos:
Logo em 1.6. temos o Dia Nacional da Imprensa. O setor de comunicação coletiva, através dos jornais, revistas, emissoras de rádio e TV sempre envolveram a população ávida das mais diversas e variadas notícias e dos acontecimentos. As comunicações por escrito, no entanto, deram origem aos demais setores que hoje conhecemos. Recordemo-nos de Gutenberg, Johan Genstfleish Gutenberg (1400 a 1468), que abriu seu estabelecimento de tipografia, mas sem os necessários recursos financeiros associou-se a Johan Fust e Peter Schoeffer, na cidade de Mainz, 1450. Imprimiu trabalhos e boletins e a célebre “Bíblia das 42 linhas”, editada em 1453, com caracteres góticos e iniciais ornamentadas à mão.
Dia 5.6. – Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Ecologia, do grego ecos = casa e logos - estudo é uma ciência a ser estudada, praticada e perseguida, não só pelos especialistas, mas por todos nós cidadãos. Trata-se do direito e da obrigação de preservar o mundo em que vivemos, nossa água, nossas matas, o ar, o bom uso das terras, dos recursos naturais etc.Temos que ter uma visão de progresso para todos,mas sempre com o cuidado e a preocupação. Evitando o desperdício, destruição e poluição.
De l6.6. a l9.6. Semana do Migrante. Migrante ou migrador é todo aquele que se muda de uma região ou país para outro. Aqui rendemos nossas homenagens e gratidão ao carioca, sempre recebendo de braços abertos os que aqui fixaram residência e com seus esforços e trabalho trouxeram o progresso e a solidariedade . Sou mneiro e plantei minhas raízes na Cidade Maravilhosa há 55 anos.
20.6. Dia do Pescador. Uma das profissões mais antigas. Atpe hoje o profissional lança-se ao mar à noite e retorna nos albores do dia, chegando aos nossos cais com suas embarcações repletas de peixe. É também o dia dedicado a São Pedro, o pescador de Cafarnaum, que chamado por Cristo, resolve segui-lo. Apóstolo de relevo, que teve a responsabilidade de edificar a Igreja.
A Igreja neste mês de junho , além de São Pedro, comemora os santos São Paulo, São João e Santo Antonio, nas chamadas “festas juninas”, tradicionais no Brasil de norte a sul, com missas solenes e também com festejos populares, com quadrilhas, fogueiras, comidas típicas e exibição de trajes próprios, mantendo através delas a cultura popular deixadas pelos nossos ancestrais e colonizadores.
Estamos na época de festas, mas também de reflexão e sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário