quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jornalismo e Liberdade de Expressão




Os meios de comunicação na sua relevância e dimensão social entre os povos, nações e comunidades são cada vez mais úteis e necessários para tornar a sociedade mais conhecedora, justa, reflexiva, informada e solidária. Contudo, a informação também traz para seus profissionais perigos constantes e imediatos como recentemente vem se apurando.

De acordo com o levantamento efetuado pela “PEC Press Emblem Compagn”, sediada na Suiça, nosso país ocupa a 5ª. posição entre os locais que mais se assassinaram jornalistas em 2012. Nos primeiros meses deste ano 72 jornalistas foram mortos em todo o mundo,em razão da divulgação das suas noticias , seus flagrantes e suas denuncias.Segundo relatório da PEC, este ano, 6 profissionais de noticias brasileiros foram mortos.

Pelos estudos da “SIP Sociedade Interamericana de Imprensa”, no que se refere a liberdade de expressão, o Brasil apresenta diferentes motivos de amparo para os profissionais de imprensa como a falta d e estrutura adequada para a investigação correta dos assassinatos, desaparecimentos etc.; no Norte do Brasil deparamos com as longas distancias, as estradas precárias, o perigo de contágio com doenças. Temos então, em nossas plagas, quer no interior, quer nas pequenas comunidades, nas cidades e nas grandes metrópoles o desenvolvimento ativo e proficiente das organizações clandestinas e criminosas que enfrentam de maneira mortal a divulgação das noticias: o turismo sexual, jogo do bicho, narcotráfico, práticas cambistas, contrabando de armas, explosivos, conflitos agrários, corruçpão nas nossas fronteiras, irregularidades cometidas pelos agentes do poder público, o historico e malfadado coronelismo que influencia a vida politica e social das regiões brasileiras.

Citamos aqui os mais conhecidos mártires da divulgação das irregularidades pelos nossos meios de comunicação como os jornalistas Wladimir Herzog e Tim Lopes. Registramos os nomes dos seguintes que também foram vítimas só em 2012, em face da propagação dos desmandos humanos ocorridos: Valério Luiz de Oliveira (Goiania), Décio de Sá (Maranhão), Divino Aparecido Carvalho(Foz doIguaçu), Oni de Moura (Santa Helena, Foz do Iguaçu), Roberto Cardoso Rodrigues (Ponta Porã) e Laércio de Souza (Bahia).

A Federação Nacional dos Jornalistas também descreve casos de agressão física, censura judicial,atentados e ameaças de morte, constrangendo o ativo, árduo e veemente múnus dos profissionais da imprensa.

É preciso melhorar

Leon Tolstoi (Rússia, 1828-1910),jornalista, pensador, novelista, pesquisador moral n os ensina que:


“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas sim uma consequência.”

Final dos Tempos no Cinema


 Sou apreciador das obras cinematográficas desde os meus dias juvenis, na cidade garbosa, quando o Sr. Nerval Gouvêa, então funcionário da “Estrada de Ferro Leopoldina”, era também gerente do nosso Cine Teatro da Rua Governador Valadares, que exibia bons filmes da década de 50/60; continuo um cinéfilo pesquisador, assíduo e divertido com a produção para nossas telas, ressaltando que hoje, com o avanço da tecnologia, assistimos os DVDs da TV instalada na sala de jantar da nossa casa. É divertido.

Hollywood e o cinema europeu têm abordado com sucesso e comumente o tema do Apocalipse, livro do Novo Testamento, escrito por João Evangelista, nos anos 70/80- DC,, e que nos faz revelações e advertências em linguagem sibilina, obscura, enigmática.

“2012” ´é um filme sobre a catástrofe do nosso planeta, dirigido por Roland Emmerich, estrelado por John Cusack, Danny Glover, Woody Harrelson e outros notórios artistas, lançado em 2009; refere-se à teoria Maia que prevê o fenômeno a ocorrer em 21.12.2012 com cataclismos, erupções solares, aquecimento do núcleo da terra provocando o deslocamento da crosta terrestre, com erupções vulcânicas, terremotos, chuvas intermitentes, inundações, aquecimento global, tragédia e caos para nosso planeta. Muitos cinéfilos já devem ter visto a película, que nos impressiona pelo espetáculo; rendeu 225 milhões de dólares na semana de estréia, com críticas favoráveis e contrárias, como sempre ocorre.

Contudo, referimo-nos às noticias dos dois primeiros dias de novembro veiculadas incessantemente pelos nossos meios de comunicação e nas conversas do dia a dia nas praças, ruas, escritórios e nas nossas casas, que o furacão SANDY, rebaixado para a categoria de ciclone tropical deixou inúmeras mortes, na costa leste dos Estados Unidos, rumando para o Canadá, ocasionando destruição em prédios, praças, com milhões de pessoas que perderam seus pertences, móveis, utensílios, suas moradias, sem energia elétrica, desabastecimento de combustível, com ventos de 120/150 km por hora. Uma das piores catástrofes dos últimos 108 anos, com inundações de ruas, túneis rodoviários, metrô, pondo em perigo a Usina Nuclear de Nova Jersey etc. As cenas de destruição e os abalos individuais e sociais nos lembram o filme “2012”, as revelações apocalípticas,a previsão da Teoria Maia. Tudo vem ocorrendo na nação mais poderosa em termos de comercio, fabricação, comunicação, sistema de guerra, educação popular e tecnológica do nosso planeta.

Convém refletir.

Mas o esquema histórico é sempre o mesmo ao longo do tempo. Depois de muitas provas, perseguições, tragédias e desentendimentos somos um povo vencedor, com a misericórdia do nosso Criador, o Deus da Vida, que nos socorre na fraqueza, partilhando sonhos, verdade e esperança.

8 de dezembro


O dogma da conceição da Virgem Maria é adotado pela Igreja Católica  desde o século XV; o Papa Sisto IV confirmou essa tradição em 1476. Em razão da fé dos cristãos, a festividade foi oficializada a partir de 8 de dezembro de 1854, prevista na Bula Papal “Innefabilis Deus”. A conceição significa literalmente o ato da concepção da Ssa. Virgem Maria (do latim – “conceptione”), que seria a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo; tanto assim, que o nascimento da Virgem Maria é comemorado exatamente nove meses depois, em 8 de setembro. No Antigo Testamento vamos encontrar a palavra divina com a predição da Imaculada Mãe de Nosso Senhor em Gênesis 3, 15, Isaias 7, l4 e Jeremias 3l,22. A SSA. Maria é filha de São Joaquim e de Santana.
   Ressaltamos também que em 1930 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Conceição Aparecida,  Padroeira do Brasil.
   Infindáveis são as preces e os enaltecimentos a Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo; valemo-nos da oportuna exposição de São Bernardo de Clarival, francês, que viveu de 1091 a 1153 e que nos diz:
              
            “Enquanto Maria vos sustenta, não cais; enquanto vos protege, não      temas; enquanto vos conduz, não vos fatigais; e sendo a vós propícia, chegareis ao porto seguro.”

  Fervorosamente, agradecemos as graças que alcançamos com a intercessão de Nossa Senhora, lembrando que estar na sua presença é estar também na presença e na proteção de seu Filho Jesus Cristo.

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!