No decorrer do ano civil (Janeiro a dezembro) a Igreja apresenta aos fiéis as inúmeras da vida terrena de Jesus Cristo.
Assim, ocorreu a instituição do Ano Litúrgico, porém iniciado diferentemente do ano civil e dividido em quatro períodos: o Advento (a expectativa do Antigo Testamento da vinda do Messias), a Quaresma, a Páscoa e Pentecostes (descrição da vida pública de Jesus).
“Liturgia”, de origem grega, significa “obra pública”, “serviço de parte do povo e em favor do povo”, mas na tradição cristã exprime que “o povo de Deus toma parte na obra do Senhor”: é o culto divino, com o anúncio do Evangelho, a prática da caridade, com a participação consciente, ativa e frutuosa de todos nós. (Enciclica Sacrossantum Concilium, n. 10).
Como nos ensina D. Estevão T. Bettencourt, de saudosa memória,“o ciclo litúrgico anual tem valor pedagógico, já que a limitada capacidade humana não consegue penetrar com um só olhar da mente toda a riqueza da obra de Cristo, esta é explicitada sucessivamente nas grandes datas da liturgia”.(cf. “Curso de Liturgia”, p. 15, módulo 4).
Discorramos sobre o Advento, que se inicia quatro semanas antes da Festa Natalina de Jesus, dia 25 de dezembro.
Os textos bíblicos falam na lª Semana do Advento no caminhar de preparação da chegada de Jesus, que nos tirará das trevas e nos oferece a Luz radiante da sua vinda gloriosa. S. Paulo nos diz que “a noite passou e o dia vem chegando; revestimo-nos do Senhor!” (Rom 13, 11 a 14).
A 2ª. Semana do Advento nos convida à participação de viver a justiça como nos diz São João Batista: e o profeta Isaías prevê o Reino Universal e Pacifico do Messias “... com o espírito de sabedoria e conhecimento, de conselho e fortaleza, espírito de ciência e piedade...” (Is, 11, 1 – 10).
A 3ª. Semana contempla a nossa vigilância e a alegria de receber o Filho de Deus. Há alegria e esperança, reafirmando que Jesus deseja que tenhamos vida e vida em abundancia na família, no mundo da política, da sociedade, da cultura e da fraternidade. São Tiago nos fala de Deus e o mundo e que tenhamos paciência em nossas aflições “até a vinda do Senhor... fortalecendo nossos corações, pois a vinda do Senhor está próxima...” (Tiago, 5, 7 – 10).
A 4ª. Semana, afinal, com o nascimento de Jesus; Maria e José nos apresentam o Filho de Deus, e, eficazmente, na Sua apresentação a toda a humanidade. Em 25 de dezembro damos glória aos céus e agradecemos a presença de Emanuel, o “Deus conosco”. É ainda Isaías que prediz: “Por isso mesmo o Senhor nos dará o sinal. Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e será chamado de Emanuel...” (Is 7, 10 – 15).
Esse o significado do Advento (= a vinda) no período que começa o ano litúrgico e que deve por todos os cristãos ser estudado, refletido e praticado com fervor, disposição e fé.
A vinda de Jesus e sua presença entre nós já um fato inconteste, pois ele está conosco até o final dos tempos.
Peçamos a Deus, neste Natal, que infunda em nossos corações a graça divina e misericordiosa, a esperança de participarmos da Jerusalém Celeste , pelo nascimento de Seu Filho Unigênito.
Permaneçamos todos contritamente na Paz do Senhor!Um Bom Natal para todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Casamento
Tulio Americano
CUIDE de seu Pai
Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário