Além das nossas fronteiras territoriais temos noticias dos ataques diários no Oriente Médio cuja diplomacia dos países envolvidos não vem solucionando e nem mesmo dando trégua para a população local; os ataques bélicos e suicidas quotidianamente fazem valer seu poderio, ceifando vias humanas.
Aqui na América do Sul surgiram os chamados “ líderes populares” que com palavras e atitudes extremas do alto da sua “autoridade” procuram estabelecer um sistema de governo que não agrada e nerm favorece a população local eo entendimento as sofridas e paupérrimas nações latinas.
Esqueceram-se do que é ser líder e ter autoridade. São conceitos que têm a ver com serviço, sacrifício, vontade, perseverança, amor!
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo alcançando objetivos para o bem comum. Autoridade é a capacidade de conduzir pessoas para que realizem sua vontade de bom grado, sem constrangimento e medidas de exceção. Os líderes e autoridades do momento não têm essas características essenciais. Veladamente, com falso ego, orgulho e soberba, adotando medidas radicais, censuram e interrompem os meios de comunicação, utilizam os espaços da mídia para se defenderem com exposições e articulações enganadoras e que se afastam da verdade e da boa conduta.
Tivemos líderes do passado distante pregando a verdade, a solidariedade, o serviço , a caridade, a fraternidade e a ternura; como expoente, Jesus Cristo . Provado pelo Antigo Testamento como o Pai da Eternidade, Mq 5.2, Isaias, 9.6 e pelo Novo Testamento, João 8.58, 1.18, 1 Pedro 2,21 e tantos outros capítulos e versículos do Evangelho. Para ser líder é preciso servir.
Mahatma Gandhi,(1869-1948) chamou a atenção do mundo para as injustiças que aconteciam na Índia; com dor e sofrimento, pregando a guerra da não violência , que deu resultados positivos para o seu povo.Estudou Direito na Inglaterra; a estrutura religiosa indiana “A Canção Celestial” e o “Sermão da Montanha” se tornaram sua leitura diária e seus guias para reflexão espiritual. Pacifista, pugnou pela independência da Índia o que ocorreu em 1947.
Martin Luther King - o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel da Paz e indicado como o Homem do Ano da Revista Time – cuja influencia alterou a Lei de Direitos Civis nos Estados Unidos a partir de 1964.Nasceu em 15.1.1929, em Atlanta e morreu baleado em 4.4.1968, em Memphis; seu famoso discurso “I had a dream” – Eu tive um sonho, feito para 200 mil pessoas em passeata em Washington, EUA..
Recordamos-nos do mineiro JK, Juscelino Kubiischek de Oliveira,entusiasta, trabalhador, líder, personagem do cenário nacional e internacional,que muitos tentam imitar, mas jamais se igualam a ele. Nasceu em Minas Gerais, Diamantina em 15.1.1929 e faleceu em um acidente no RJ, em 4.4.1968; médico, militar,político, orador, presidente do Brasil – 1956-1961; defendeu o sistema democrático, as causas sociais, construiu Brasília etc;
Em comum, lideraram e expressaram sua autoridade e pagaram com a vida a sua dedicação e operosidade.
No momento há líderes e autoridades com essas marcas, esses traços essenciais?
Precisamos deles urgente e ansiosamente para transformar o cenário das atualidades, pois “todo disciplinado esforço conduz a uma retribuição múltipla e gratificante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário