segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aspirações, transgressões, violência


Retomando a história antiga mundial, vamos encontrar na Grécia antiga, em Atenas, os sábios que pensaram e lutaram pela criação e adoção da democracia (demo= povo, kracia=governo). Uma forma de administração da coisa pública, levando em conta os desejos, as aspirações do povo grego. É bem verdade que parte daquela gente não recebeu os benefícios consagrados nas leis e nas normas então editadas, como o escravos, os lavradores, os serviçais, soldados.

Ao passar dos tempos o sistema evoluiu, notadamente na Revolução industrial, na Europa, em 1760, de 1820 a 1870, com o avanço de tecnologia, instalação de fábricas têxteis, de navegação, e do surgimento do Socialismo, nas plagas russas, no século XVIII.

A democracia e o socialismo declaram que todos somos iguais nesta existência. Ora, verificamos quotidianamente que as diferenças persistem, sejam nos condomínios onde residimos nos bairros, nas regiões que formam os países, sob qualquer forma de orientação, de adesão popular, religiosa e tantos outros.

“Sol lvcet ominibvs” (o sol nasce para todos)! Será?

Eclode então o sentimento público das pessoas, dos cidadãos que gritam nas ruas pela garantia de seus direitos conquistados, mas não cumpridos por aqueles que são eleitos se indicados para gerir o bem público.

Aí começa a transgressão. Ao longo dos dias a imprensa falada, escrita e televisada nos informam sobre as nefastas, prejudiciais, danosas e solertes manobras de alguns políticos, administradores, servidores públicos que agem para proveito próprio, de seus familiares, seus apaniguados, arquitetando planos para se locupletarem . Triste, inimaginável.

Também transgridem as normas do bom viver aqueles que se aproveitam das reivindicações salutares e democráticas da população que percorre as ruas pedindo soluções para seus problemas, e infiltrados, mascarados, com panos no rosto, dificultando seu reconhecimento, destroem ruas, praças públicas, placas de sinalização, faróis de trânsito, lojas comerciais, agências bancárias, com roubo de dinheiro, destruição de caixas eletrônicos , incêndio de ônibus,de estações do metrô , colocando em risco a integridade física das pessoas e prejudicando e encarecendo o custo de vida, se levarmos em conta o que se gasta para reposição e manutenção do que foi destruído. Para esses a aplicação da lei penal.

Tenhamos em mente que as reivindicações, as esperanças e as reclamações fazem parte do sistema democrático!

Trazemos à memória a lição de Mark Twain, escritor e humorista americano, 1835-1910 que nos ensina:

“Lá longe encontramos nossas aspirações. Posso não alcançá-las, mas posso levantar os olhos, ver a sua beleza e acreditar nela.”



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quadro de Portinari



De 09 de outubro a 24 de novembro deste ano, em Belo Horizonte, vai ser exibido para o público, o quadro GUERRA E PAZ, de Cândido Portinari, no antigo Cinema Teatro Brasil, hoje VRM Centro de Cultura.

Há três anos o Projeto Portinari, a ONU, o Governo do Brasil e diversas empresas públicas e privadas se empenharam em trazer para nosso solo as obras do famoso Portinari .

O painel compõe-se de diversos quadros medindo cerca de 14m x 10 m, com traços de tinta a óleo, estilo modernista (iniciado em 1952 e concluído quatro anos depois, elaborado a pedido do então Presidente JK, mineiro saudoso e valoroso para nós) doado para a nova sede da ONU, nos Estados Unidos. Há três anos a obra veio para nossas plagas para ser restaurada.

E Portinari? Nasceu em Bradowsky, SP, em 20.12.1903, falecendo no RJ, em 6.2.1962; artista plástico mundialmente consagrado, com cerca de 5 mil obras, integrando pequenos esboços e também painéis gigantescos. Lembramos “O lavrador de café”, “Milagres de Nossa Senhora”, “Via Sacra”, “A Sagrada Família”, “Meio ambiente”, “Colhedores de café”, “Mestiço”, “Menino com pião”,”Sapateiro de Bradowsky””, a pintura mural no edifício da Biblioteca do Congresso em Washington, Estados Unidos e muito mais.


Ressaltamos que na inauguração do painel Guerra e Paz, na ONU, os Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari sob o argumento de que o consagrado artista tinha ligações com o Partido Comunista Brasileiro.

Portinari estudou no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Belas Artes. Ganhou em razão de suas obras e estudos uma medalha de ouro e uma viagem a Europa, em 1928. Vive em Paris e se dá com diversos artistas da época como Von Dongen e Othon Friese além de conhecer a uruguaiana Maria Martinelli, com dezenove anos, com ela se mantém até o final de seus dias.Retorna ao Brasil em 1931, prossegue com seu trabalho ingente e apreciado pelos críticos, pela imprensa pelos amantes da arte e o público em geral.

Portinari, no entanto, em 1954 apresenta grave intoxicação, pelo chumbo, na composição das tintas que usava diariamente. A doença se agrava e ele desobedece as ordens medicas, prosseguindo na sua tarefa; tem claustrofobia e muitas vezes era encontrado desmaiado no seu atelier, onde falece.



Sua memória, suas obras e seu talento são reconhecidos por todo o tempo e proclamados pela humanidade.

domingo, 22 de setembro de 2013

A Bíblia



Deus, Ser Supremo, na Sua bondade, na Sua misericórdia , na Sua onipotência e no Seu amor, fala aos homens e às mulheres através das palavras que temos conhecimento. .Segundo a Tradição da Santa Igreja Católica a Bíblia traz a memória viva da Palavra de Deus. E é o Espírito Santo que dá a interpretação espiritual da Escritura.


O Texto Bíblico foi escrito pelos autores sagrados, os hagiógrafos, levando em conta os costumes,a cultura e a forma literária em uso na sua época . Sentiam, falavam e contavam os epísódios com a interpretação do seu dia-a-dia.


A Liturgia da Palavra Divina é apresentade diariamente pelos nossos padres nas Santas Missas com a leitura dos textos sagrados ,a homilia (a interpretação e pregação da Bíblia)e a oração universal.


Contudo, é de todo útil e necessário que o cristão fiel leia, interprete , siga e divulgue os ensinamentos bíblicos que só nos instruem e nos dão condições de acompanhá-los e estão enumerados, segundo a Tradição da Igreja Católica, em 46 escritos no Antigo Testamento e 27 no Segundo Testamento. São partes indispensáveis do Texto Sagrado.


No Antigo Testamento deparamos com ensinamentos do Criador, sua manifestação para o modo de agir correto do homem apresenta o mistério do plano de salvação da humanidade.


O Novo Testamento nos fala da Revelação Divina, apresentando Jesus, Filho de Deus, mostrando-nos seus atos, seus ensinamentos, paixão e glória , assim como o início da Igreja Católica Universal, sob a ação do Espírito Santo.


As possíveis dificuldades de interpretação da Bíblia são bem superadas pelos ensinamentos e cursos que vêm sendo minisrados pela nossa Igreja, p. ex. “Mater Ecclesiae”, de modo a aprender a “eminente ciência de Jesus”, tão bem exortada por S Paulo na Carta aos Felipenses, 3.8.


São Jerônimo, falecido na Palestina em 419, celebrado no mês de setembro, no dia 30, também considerado o mês da Bíblia, um dos mestres da língua latina, foi quem traduziu do grego , por encargo determinado pelo Papa S. Dâmaso, os Livros Sagrados, de maneira a haver uma única versão oficial das Escrituras. O eminente tradutor nos afirma que “ignorar as Escrituras é ignorar Jesus.”






O Senhor Jesus Cristo ensinou com suas palavras e realizou com seus atos; não existe nenhuma doutrina melhor, mais preciosa e mais esplêndida que os Textos do Evangelho. Leia-os e reflita.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Assunção de Nossa Senhora



No próximo dia 15 de agosto, a Igreja Católica, mundialmente, festeja a Assunção da Imaculada Virgem Maria, quando termina seu curso de vida terrena e é levada pelos anjos em corpo e alma à glória celeste.

Muito embora esse episódio grandioso não seja relatado nos Textos Bíblicos, trata-se de uma crença de fé dos católicos àquela que é a Mãe de Cristo e a Mãe da Santa Igreja. Ela atendeu e aderiu incondicionalmente à vontade do Senhor Deus, cooperando com a obra redentora de seu Filho, Jesus Cristo.

A Assunção de Nossa Senhora é um episódio narrado desde os primórdios da vida cristã. São João Damasceno, doutor da Igreja, que viveu em Damasco no fim do séc. VII, assim nos fala sobre o fato: “Quando a alma da SMA. Virgem Maria se separou do seu precioso corpo, os Apóstolos presentes em Jerusalém deram-lhe uma sepultura numa gruta em Getesâmini. Tradição antiqüíssima conta que durante três dias no local ouvia-se o cantar doce de anjos. Depois não mais se ouviu o som celestial . Chegou Tomé e desejoso de ver e venerar o corpo que tinha concebido o Filho de Deus,  s Apóstolos abriram o túmulo, mas não acharam vestígios do corpo imaculado de Nossa Senhora. Encontraram as mortalhas que a tinham envolvido e um perfume delicioso enchia o ambiente. Admirados do milagre, tornaram a fechar o túmulo convencidos de que Aquele que quisera encarnar-se no seio preciosíssimo da Santa Virgem preservara também da corrupção este corpo virginal e o chamara pela gloriosa ressurreição no céu, antes da ressurreição geral.”

Sabe-se que a celebração veio de Portugal para o Brasil e era denominada nas terras lusitanas de Festa da Santa Maria de Agosto.

O dogma da assunção da Bem-Aventurada Mãe de Deus foi solenemente reconhecido pelo Papa Pio XII em l de novembro de 1950.

É a Santa Virgem Maria o modelo de obediência, fé, esperança e caridade para todos nós e a sua elevação aos céus reafirma a Ressurreição de seu Filho, Cristo e a antecipação da ressurreição de todos os cristãos.

Com muito amor e alegria cantemos as maravilhas realizadas pelo Nosso Pai, e peçamos a Virgem Maria que por nós interceda e que ela ilumine o caminho da humanidade para a vida plena na Jerusalém Celeste.


quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE – 20 DE JULHO

Oficialmente comemorado em 20 de julho , o dia do amigo e da amizade foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro . médico, após a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, nas suas palavras “um feito que demonstra que se o homem se unir com seu semelhante, não hé objetivos impossíveis...” Naquela ocasião, Enrique enviou cartas à NASA e a inúmeros conhecidos seu em diversas cidades do mundo, exaltando a necessidade de amigos, da paz e da concórdia entre os homens.

A amizade vem do latim “amicus” , derivado de “amore”tratando-se de uma derivação afetiva sem características romântico-sexuais. É uma relação humana que mescla o conhecimento mútuo, a afeição, , o altruísmo. Recorremos, para exemplificar, os pais e filhos, os irmãos,demais familiares, os namorados, os cônjuges . Deriva do efetivo instinto de sobrevivência da espécie humana. Ao amigo efetivo depositamos a confiança, a confidência,a cooperação.

Pela casual perda da amizade, em razão da fraqueza comum do ser humano, para voltar às boas, sugere-se a reconciliação e o perdão.

Carl Ransom Rogers, 1902 – 1987, celebrado psicólogo norte-americano, afirma que a amizade e “a aceitação de cada um como como ele é!”

Ora, em razão dos tempos em que vivemos, com o progresso dos meios de comunicação imediata e dominante, do conhecimento social e comunitário, também e lamentavelmente, perduram a vaidade, a ganância, a ira, a inveja, entravando o bem viver, a distribuição do bem comum, a solidariedade etc.Os fatos cotidianos são provas incontestes.

Reflitamos sobre os textos bíblicos, com sua sabedoria milenar, para viver a menter os amigos e a amizade:

“Em todo tempo ame o amigo, pois é na angústia que se faz o irmão.” (Provérbios, 17, 17)

“Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” ( idem, 18. 24).

“Assim como os perfumes alegram a vida, uma amizade sincera dá ânimo para viver.” (idem 27.9).


segunda-feira, 10 de junho de 2013

26 DE JUNHO – DIA INTERNACIONAL DE APOIO ÁS VÍTIMAS DA TORTURA


   Comemora-se em 26 de junho o vigésimo-sexto ano da Convenção das Nações Unidas contra a tortura.

Recentemente, a Secretária Geral do Conselho de Reabilitação das Vítimas da Tortura, Brita Sydof, em sua sede na Dinamarca, Copenhague, afirmou que tal reabilitação é necessária e é um direito; as pessoas que foram vítimas de tortura e sobreviveram precisam de uma reabilitação condigna, com amparo de serviços médicos, apoio psicológico , apoio jurídico e também e muitas vezes financeiro. .

Relembrou os acontecimentos com as ditaduras da América Latina, Argentina, Chile,Brasil, da Sérvia, Irlanda, Turquia, Croácia, dentre outras, já, felizmente, superadas, mas que ainda persiste em paises da África, República do Congo etc.

Em nossas plagas vimos desenvolvendo tarefas com o mesmo propósito, isto é, revolver os arquivos do chamado “anos de chumbo a partir de 1964”, entrevistando aqueles brasileiros chamados de “terroristas”, sobreviventes da tortura, os desaparecidos e mortos e apontar o nome dos agentes torturadores do poder dominante, com a instalação e o trabalho da Comissão Nacional da Verdade.

Como nos recorda Catherine Ashton, a Baronesa Ashton, nascida em 20.03.1956, em Upholland, Reino Unido, política trabalhista, atualmente líder na Câmara dos Lordes:

“A tortura não é só degradante para as vítimas, mas é também degradante para os que a praticam e para as sociedades que toleram essa atrocidade.A proibição absoluta da tortura e das penas com tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes encontra-se estabelecida inequivocamente nos princípios do direito internacional.”

Amigos: Tortura nunca mais!

O Monumento Tortura Nunca Mais é um monumento localizado na praça Padre Henrique, à Rua da Aurora, cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Foi o primeiro monumento construído no país em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros1 . Ele foi concebido pelo arquiteto piauiense Demetrio Albuquerque.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

BRICS. ECONOMIA MUNDIAL. ECONOMIA NACIONAL

O grupo BRICS formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul , tem por objetivo a associação política e de cooperação num estágio de mercado emergente do seu desenvolvimento econômico. Fundado em 2009, seus representantes, os titulares do Poder Executivo de cada país, demonstram “o conteúdo de seu crescente poder econômico em sua importância geopolítica...”
A economia mundial, no momento, segundo recente relatório da ONU – Organização da Nações Unidas, após recuperação anêmica e desigual , com crise financeira, registra: “a economia global está à beira de uma grande recessão...” aí incluindo os Estados Unidos, a União Européia, a Zona do Euro, a China, o Japão, o Brasil, a América Latina. Os diários comentários da TV e da Internet dão conhecimento da situação da Ilha de Chipre, Itália, Portugal e Grécia nesse desagradável e temeroso momento econômico.
A economia nacional também fica prejudicada com o desequilíbrio qu se constata além fronteiras. “Um espirro na economia mundial transforma-se numa epidemia pulmonar no Brasil...” repetiam nossos ancestrais. Contudo, nossa economia é hoje a terceira mais atrativa do mundo. Temos um mercado forte, bom volume de reservas internacionais, diversidade nos projetos de desenvolvimento da indústria, da agropecuária, do comércio exterior, da pesquisa e extração dos minerais, em especial o petróleo, o pré-sal etc.
Revendo a história econômica do Brasil recordamo-nos da extração do pau brasil, a do ouro, prata, cobre e pedras preciosas, tudo comercializado de maneira solerte pelos nossos colonizadores e que não recompensavam nossos trabalhos e esforços nacionais. A industrialização do país só surgiu após a crise da cafeicultura; surgiram as indústrias de pouca tecnologia , com a fabricação de tecidos, de alimentos, sabão, velas etc.
Hoje, o Brasil ocupa lugar entre as dez primeiras economias do planeta, sendo a agropecuária a principal atividade produtiva, destacando-se ainda a indústria de bens de capítal, as atividades de serviços de informação, intermediação financeira, seguros, atividade previdenciária empresarial.
O encontro das comitivas da BRICS, em março deste ano, em Durban, na Árica do Sul, a Presidente Dilma Rousseff ressaltou que o Brasil aplica modelos de desenvovimento econômico com inclusão social, esperando que as pessoas saiam da pobreza e se tornem cidadãos e consumidores. A criação do Banco do Brics vai colaborar
para o crescimento das regiões ocupadas pelos cinco países do grupo com trabalhos de mútuo apoio. Pediu a reforma da estrutura do FMI Fundo Monetário Internacional para propiciar mais espaço dos paises em desenvolvimento para discussão e solução de seus problemas nacionais, dentre outras assertivas necessárias, justas e úteis para a coletividade.
Reli algumas lições do inigualável compêndio ECONOMIA, de Paul Anthony Samuelson , dos Estados Unidos, nascido em 15.5.1915 e falecido em 13.12. 2009, Prêmio Nobel de Economia de 1970, dentre outras agraciações, fundador da economia moderna, contribuidor para o sistema vigente de exame, detecção de problemas e desenvolvimento social, examinador dos ciclos econômicos, da importância dos bens públicos, da disciplina do comércio internacional e da microeconomia, ensinando que:

“ Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem dinheiro, a utilização de empregar recursos produtivos escassos que poderiam ter aplicação para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribui-las para consumo agora e no futuro entre diversas pessoas e grupos sociais.”

“A Economia faz fronteira com outras importantes disciplinas acadêmicas, Sociologia, Ciência Política, Psicologia e Antropologia e são, todas, ciências sociais cujo estudo avança sobre o de Economia.”

sexta-feira, 15 de março de 2013

DOM JOÃO NEPOMUCENO NEWMANN – PRIMEIRO SANTO NORTE-AMERICANO

Pesquisando as magníficas obras da Biblioteca Nacional, deparamos com uma interessante para este sãojoanense que há mais de 40 anos vive na Cidade Maravilhosa. Trata-se do livro “Dom João Nepomuceno Neumann – lo. Santo norte-americano e 4º. Santo Redentorista”, autoria do Pd. Alfeo Prandel, CSSR,, Ed. Santuário, 1977, Aparecida, São Paulo, referencia IV, ref. 388,2 ,39. Como a publicação menciona a nossa terra, vai aqui uma condensação daquele compêndio.

Salientamos que se trata de um santo homônimo de S. João Nepomuceno. Se os conterrâneos já conhecerem o personagem, não custa, no entanto, reavivar a memória.

Nasceu em 28 de março de 1811, sexta-feira santa, em Prachatitiz, Viena, filho de Felipe e Alice Newmann: os pais escolheram o nome João Nepomuceno em honra do mártir da Boemia. (A propósito, cronologicamente é denominada Boemia a partir do ano 924; em 1430, após a guerra dos hussitas, é território Tcheco-Boemia ; em 1918 há a proclamação da Independência da República Checoslovaca; de 1945 a 1993, há a divisão do país com a criação da República Checa.).

João Nepomuceno Newmann vive sua infância e adolescência no período das conquistas napoleônicas, com as conturbadas manifestações européias que a história nos revela.É dado à leitura desde os oito anos, tanto que sua mãe o chamava de “traça dos livros”. Estudou na cidade Budweiss, no Ginásio dos Padres Piaristas. Tem talento nato para a botânica, astronomia e línguas. Falava oito idiomas e aprendeu francês, italiano e inglês sozinho. Em março de 1820 viajou para Munique, de lá para a França; dali partiu para a América do Norte, no vapor “Europe” , desembarcando em Nova Iorque em l de junho de 1836, “... com sapatos furados, roupa em mau estado e um dólar no bolso...”, sendo acolhido pelo bispo daquela cidade americana. É ordenado padre em 25 de junho de 1836, com 25 anos; reza sua primeira missa em 26 de junho, na Igreja S. Nicolau, dando a primeira comunhão ao grupo de crianças que ajudou a preparar para a cerimônia.




Há um capítulo que descreve as agruras do padre pelas diversas dioceses em que trabalhou nas terras de Tio Sam; sofreu preconceitos de anticatólicos americanos, foi ridicularizado e mal entendido. Mas não esmoreceu.

Suas obras nos Estados Unidos : construiu uma catedral, 80 igrejas, dentre elas uma dedicada ao nosso padroeiro São João Nepomuceno, em Swormville; introduziu a “Adoração das Quarenta Horas”; fundou a Congregação das Irmãs; organizou o primeiro sistema de escolas paroquiais. Difundiu a fé e os ensinamentos da religião católica.

Morreu em 5 de janeiro de 1860, então bispo, em Filadélfia. Seus restos mortais jazem na Igreja Redentorista de S. Pedro, naquela cidade, entre a Rua 5 e Avenida Girard, hoje, centro de orações e peregrinações. Dentre seus milagres, conta-se a cura de uma menina em Milão, Itália, já desenganada pelos médicos; a cura de um professor de música, na Pensilvânia, que milagrosamente, recuperou a saúde por intercessão de João Nepomuceno Newmann, após desastre de carro em 8 de junho de 1949. Com base na sua vida e nesses episódios, dentre outros, foi canonizado em em 19 de julho de 1977,pelo Papa Paulo VI.

É comemorado no dia 5 de janeiro.

O autor conclui a obra assim:

“João Nepomuceno Newmann foi chamado “padre” até as fronteiras do Niágara; “bispo” na cidade de Filadélfia e, agora, “santo” no mundo católico”.

8 de março – Dia Internacional da Mulher




Em 8.3.1857, em Nova Iorque, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos inconformadas com o tratamento que recebiam, fizeram uma greve , propugnando por melhores salários, melhores condições de trabalho, redução da carga horária de 16 para 10 horas diarias, , equiparação salarial com os homens, pois só percebiam l/3 da remuneração deferida aos operários. Foram reprimidas com violência. Seus patrões e as autoridades policiais, segundo a imprensa da época, trancaram-nas no estabelecimento fabril que foi incendiado, matando 130 trabalhadoras encontradas carbonizadas. Uma chacina injusta, desumana.

No entanto, só em1910, numa conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março seria dedicado ao “Dia Internacional da Mulher”.

Em 1975 , em reunião plenária, a ONU Organização das Nações Unidas, a data foi consagrada e vem sendo comemorada anualmente.

O papel da mulher na sociedade passou a ser discutido mais amplamente, procurando superar o preconceito secular e a desvalorização da atividade feminima que sempre marcou sua trajetória.

Alguns dos marcos históricos na valorização da mulher: 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos da mulher e do negro nos Estados Unidos; 1862 – pela primeira vez a mulheres votam na Suécia; 1866 – John S. Mills, economista, escreve artigos exigindo o direito ao voto feminimo, Inglaterra; 1870 – as mulheres passam a ter acesso à faculdade de Medicina da França; 1878 - na Rússia, as mulheres passam a frequentar faculdades.

No Brasil, em 24.2.1932, foi instituido o voto feminimo com a possibilidade de a mulher ser eleita para cargos no executivo e no legislativo.

Na realidade, o papel social da mulher, além dos limites do lar, como pessoa amada, mãe exemplar de família, companheira constante da vida conjugal, é de ser levada em conta também nas atividades comerciais, industriais e de serviços em geral, fazendo com que nosso esforço e trabalho, em conjunto, se amplie, melhore e conquiste posições úteis e necessárias para a economia, o bem-estar e o bem comum da nossa existência.

Pela primeira vez, na história republicana, temos uma mulher como presidente. Dilma Rousseff, com um currículo de luta e despreendimento, procurando sempre ajustar a nossa sociedade, com modificações nos sistemas de saúde, educação, segurança, vias de transporte etc., dentro de um momento mundial de déficit orçamentário, inflação, falta de emprego, na Europa, América do Norte, África, Grécia, dentre outras regiões, repercutindo invariavelmente em nossa pátria.

Recordamo-nos da Paul Valéry, nascido em 30.10.1871 e falecido em 20.7.1945, na França, filósofo, poeta, escritor, pertencente à escola simbolista, movimento literário que surgiu em seu país, no século XIX, em oposição ao realismo e ao positivismo, e que nos premia com a seguinte mensagem no Dia Internacional da Mulher:



“O amor é apenas um verso na vida de um homem e todo um poema na vida de uma mulher.”






VIRTUDES DA PENITÊNCIA

As orações e serviços determinados pelo sacerdote que ouviu a confissão do cristão arrependido de seus pecados são chamadas de penitência.

A finalidade da penitência é oferecer alguma reparação pelas faltas confessadas. Esse é o sacramento da penitência em que os pecados praticados após nosso batismo são perdoados. É um rito instituido por Jesus Cristo, que confirma a graça divina à alma do arrependido.

A contrição, a confissão e a absolvição do sacerdote ao penitente estão previstas no Texto Bíblico , notadamente em Mateus l6-l0, 18-15; João 20, 21 – 23. São diversas as formas de penitência na vida cristã.

O Catecismo da Igreja Católica estipula “... os tempos de ascese (= pureza, plenitude da vida moral)) e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas” e são tres as formas mais comuns: o jejum, a oração e a esmola; são esses “... os esforços empreendidos para reconciliar-se com o próximo, as lágrimas de penitência, a preocupação com a salvação do próximo, a intercessão dos santos e a prática da caridade que cobre uma multidão de pecados .” (CIC ns. 1433, 1434).

Aproveitemos o tempo da Quaresma para nos lembrar do episódio da tentação de Jesus Cristo no deservto , sua vitória e sua misericórdia para todos nós , com nossos exercícios espirituais, as liturgias da penitência , a partlha fraterna , os serviços de caridade e de missionários.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Luto

Muito triste por mais uma tragédia anunciada.

Entretanto, sabemos que os jovens que pereceram nesse episódio tão triste de Sta Maria, estão hoje nas mãos de Deus e só podemos pedir ao Criador que de a devida conformação a seus Pais, seus Amigos e todos os que lhes eram Queridos.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 – FRATERNIDADE E JUVENTUDE


Esse evento organizado pela CNBB Comissão Nacional dos Bispos  do Brasil, inicia-se na próxima quarta-feira de cinzas, 13/2 e prossegue até o final da quaresma. O tema escolhido é “Fraternidade e Juventude”. O lema é baseado nos ensinamentos de Isaias : ”Eis-me aqui,  envia-me”,  Is, 6,8.
   Seu objetivo é acolher nossa juventutude dos tempos que correm, procurando encaminhá-la na prática da verdade, justiça e paz.
   Nosso tempo esta extremamente conturbado, como recentemente discorreu o Papa Bento XVI, evidenciando a violência, o uso das drogas, a desigualdade, a banalização dos eventos da nossa vida quotidiana.
   Especificamente o compromisso objetivo da campanha é:
- propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo para contribuir com a vocação de discípulo missionário  e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;
- para que os jovens participem ativamente da comunidade da Igreja, com o sustenso na sua caminhada,   contribuindo sempre e efetivamente  com seus dons e talentos;
-  sinalizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, comprovando e pondo em prática  na nossa civilização o amor e o bem-comum.
   De se lembrar que tema  aproxima-se do evento  da Jornada Mundial da Juventud,  a ser realizado em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, que será tomada por uma onda de jovens vindos de toda as partes do mundo, para celebrar a paz, realçando o contributo de cada jovem para oferecer à sociedade.
   “Eis-me aqui, envia-me.” É a lição de Isaias, o primeiro dos quatro profetas maiores e que começou e exercer seu trabalho com a idade de 20 anos, como ministro real e conselheiro do reino de Judá . Viveu em tempo de crises com as intrigas e discórdias com a reinos vizinhos. Dotado de grande generosidade. Segundo a tradição, no reinado de Manassés, a população voltou-se para a idolatria, frontalmente combatida por Isaias ,sendo então condenado à morte, tornando-se mártir, no ano 668 AC.
   O hino da CF2013 é esxtremamente sugestivo e assim começa:

               “Se me perguntas, juventude, de onde veio,
                 Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro,
                 Eu fiz brotar de ti desde o materno seio,
                 Essa vontade de mudar o mundo inteiro...”
                  
                  (Hino da CF 2013, versos de Gerson César Souza)

NIETZSCHE


FRIEDRICH  WILHELM NIETZSCHE . Nascido na Prússia , em 25 de outubro de 1844, filho de pastor protestante. Episódios da sua infância, segundo alguns biógrafos, influenciaram definitivamente a vida e a obra do filósofo. Era descendente de uma família de raça forte  e aristocrática, todos de porte soberbo  e  dados a esporte e lutas: Nietzsche, no entanto, era fraco, tinha nevralgia, deficiente visão, sofria dores de cabeça que lhe provocavam desmaios ; seu pai, de uma feita, levou uma queda, bateu com a cabeça  violentamente em uma pedra que lhe resultou em uma paralisia cerebral e levou-o à morte. Nitzzche contava sete anos  de idade: ele e sua irmã ficam sob a tutela de quatro mulheres, a mãe,a avó e duas tias.

Passou então a estudar e vivia mergulhado nos livros. Na Escola Preparatória Pforta teve notas altas em música, poesia, latim e grego, mas sempre acometido de dores  e com sua visão cada vez mais fraca.  Entrou para a Universidade de Bonn: nas horas vagas passou a beber. Transferiu-se para a Universidade de Leipzig e começou a duvidar da fé  e da religião. Dedicou-se a ensinar. Começou a escrever expondo seu pensamento  de que o homem tem necessidade  de valores novos. Combate  a moral e os valores éticos da época. Segundo ele, as religiões se fundaram numa tradição  judaica e cristã o que significa que as sociedades de então eram inteiramente diferentes das sociedades do seu tempo. Os valores existentes devem ser abandonados e os moralistas como Sócrates e Jesus:
“com seus valores e pensamentos para proteger os fracos e oprimidos dos fortes, e que a justiça  devia reinar e não a força, e que os mansos e não os arrojados devem herdar a terra... são conceitos que desrespeitam os lideres naturais os confiantes, os corajosos e os inovadores. Não há termos de igualdade com a massa humana...”

“A vida de serviço aos semelhantes nos equipara à conduta de escravos  e nós não nascemos pra isso”, repetia.   “ Não há Deus e não há verdade moral , portato, não há Bem nem o Mal... a  moralidade do cristianismo domou o coração do homem  e deve ser condenada por negar o valor do espirito exuberante do esplendor do animalismo, dos instintos de guerra e de conquista, da deificação, da paixão, vingança, raiva, voluptuosidade, aventura e conhecimento.... Incumbe ao homem fazer uso de sua vontade e não para morrer, mas para viver...”

Poer ocasião de seu alistamento militar  (GuerraPrussiana com o Imperador Bismack, que muito se aproveitou das idéias de Niettzscje) foi dispensado e passou a lecionar na Universidade de Basiléia, então com apenas 25 anos, ensinando a filologia clássica, passando bom tempo em paz na universidade; seus instintos e seu pensamentos, contudo, fizeram-lhe voltar às crenças contra as religiões, prevalecendo seu pensamento básico. Seguiu a filosofia de Schopenhaer: “O mundo como vontade e como representação”., porém  de uma maneia mais agressiva , mais pungente; tornou-se  amigo íntimo de Robert Wagner, que também era ateu, até que  o artista compôs a ópera religiosa PARSIFAL e lhe dizendo que começava a se interessar pelos serviços da Igreja. Nietzsche afastou-se dele imediatamente .

O filósofo passou a declarar que havia cristãos demais no mundo e menos selvageria. O cristianismo emperrava o crescimento dos “super homens”.  “Não vos envergonhem o “ódio e nem a inveja dentro dos vossos corações, pois glorioso é odiar e ser invejoso.”

São suas obras principais: O nascimento da tragédia, Humano demasiado humano, Assim falou Zaratrustra, Além do bem e do mal, Anticristo, Ecce homo, Crepúsulo dos ídolos.

Filósofo dos meados do século  XIX, influenciou fortemente  as idéias de  Hitler e de Mussolini que constantemente compulsava seus livros. Inspirou também Lombroso, Bernard Shaw, Rainer Maria Rilke, Srefan George, Jean Paul Sartre, os compositores Mahler, Delius e Schoenberg que musicaram textos do filósofo. Strauss, em 1896, escreveu o poema sinfônico “Assim falou Zaratrusta” até hoje tocado em produções cinematográficas e mesmo por conjuntos de rock.

Em janeiro de 1889, então com 55 anos, teve uma crise mental  assentado a um piano. Foi recolhido em um asilo onde faleceu só e com distúrbios de comportamento em 25 de agosto de 1890; no seu quarto, dentre seus  papéis, foi encontrada uma nota de próprio punho e assinada: “O Crucificado.”

- - - - -

Obras compulsadas:

Henry Thomas, “Vidas de Grandes Filósofos”, 1965, Editora O Globo.
Bryan Magee, ”História da filosofia”, Edições Loyola.

Dia do Aposentado


O aposentado tem sua data comemorativa em 24 de janeiro, evento instituido pela Lei n. 6926, de 30.6.1981, de autoria de Benedito Marcilio, ex-presidente da COBAP, trazendo à memória a data que foi aprovada a Lei Eloy Chaves, de 26.1.1923, que criou a Caixa de Aposentadorias e Pensões dos empregados das empresas privadas e das estradas de ferro do nosso rincão e que mais tarde daria origem à atual Previdência Social.
   Segundo as estatísticas são pagos hoje beneficios a 20 milhões de pessoas , amparando familias de 2 a 3 membros atingindo,portanto, 100 milhões de pessoas que vivem do beneficio.
   Esse proveito está consagrado na nossa Lei Magna, art. 3º., CF/1988, para erigir e amparar uma sociedade justa, solidária e reduzindo as desigaldades sociais e erradicando a pobreza.
   Colegas da chamada “inatividade de funcionários públicos e da empresa privada por tempo de serviço”: tivemos uma história de vida atuante que cada um traz consigo, quando acordávamos na hora certa, rumávamos  para nosso local de trabalho, resolvendo os entraves que nos eram apresentados. Quantos? Quantos mais nos vêem à mente? São as rugas, são nossos cabelos brancos.
   No dia do aposentado não nos esqueçamos que a vida é permanentemente reciclada; falamos dos amigos, dos companheiros das nossas batalhas profissionais, dos que nos enfrentavam, dos nossos sonhos realizados, olvidados e os não atingidos; daqueles que ficaram pelo caminho, dos que largamos nas veredas da existência e daqueles a quem nos ligamos.
   Como nos ensina o Eclesiastes:
    “Todas as coisas têm seu tempo, segundo o termo que a cada uma foi prescrito.Há tempo de nascer e tempo de morrer. Há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Há tempo de chorar e tempo de rir. Há tempo de destruir e tempo de edificar. Há tempo de se dar abraços e tempo de se por longe deles. Há tempo de falar e tempo de calar. ... Há tempo de guerra e tempo de paz...” (Ecle, 3,  l e seguintes)
   Aos aposentados nossos parabéns.








Oração de Formatura Mater Ecclesiae 2005

Revmo Padre D. Estêvão Tavares Bettencourt,Srs. Padres, Senhores Professores e Professoras, Senhores e Senhores, Caríssimos Colegas:
 
É o momento de tamanha ventura e satisfação falar em nome dos formandos de 2005 da Escola MATER ECCLESIAE; é um encanto, um verdadeiro presente participar desta solenidade, elevando ao Criador nossas orações e agradecimentos por esse auspicioso encontro.

Exatamente nas primeiras semanas de março de 2002 iniciamos nossa peregrinação de estudantes ; tínhamos cerca de 30 alunos; abalanço-me a dizer que pouco sabia o que seria ministrado no curso, muito embora tenha sido criado na Religião Católica, e por ser o mais idoso da turma, 62 anos então, assisti, nos idos da infância, na minha cidade natal, São João Nepomuceno, Minas Gerais,as missas em latim, as normas do catecismo, os ensinamentos das regras de conduta e de moral mais firmes e rigorosas.

No decorrer do curso que se encerra hoje, adquirimos os necessários e uteis conhecimentos de maneira a reforçar nossa fé,dando-nos recursos para entender e transmitr as verdades cristãs, os princípios de moral, de solidariedade e de justiça, de paz e de amor, dentre outros. Lamentamos que dos 30 iniciais, só dez alunos presentes e estudiosos estão recebendo hoje seus certificados.Aqui nos recordamos de Ruy Barbosa, advogado, filólogo, mestre da linga portuguesa, do idioma de Shakespeare e de Voltaire, jornalista, senador da república, orador eloquente, homem público de moral inatacável, um esteio pessoal nos meus estudos e na profissão de advogado, que nos lembra que as atitudes humanas dependem da nossa inteligência , de estudar profundamente sobre aquilo que nos dispomos a fazer, da vontade e da oportunidade para desenvolver nossos projetos .

Os dez formandos completam hoje parte de seus projetos. Lembramos ainda que o Curso MATER ECCLESIAE, que tem como símbolo a nau com sua vela enfunada pelo sopro do Espírito Santo e da qual fomos tripulantes privilegiados , mas também é a ponte que nos transporta com segurança nossa vida, nossa fé e nossa razão, nosso propósito de conhecer e transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo, a ponte que nos permite ir para a outra margem do rio e agora devemos ensinar e passar aos nossos irmãos o que nos foi ministrado nesses três anos e meio de aulas, estudos, opiniões, debates, dramatizações, trabalhos e provas.

É a nossa parte do mandato deixado por Jesus para anunciar o Evangelho : “Ide, fazei que todas as nações se tornem discípulos , ensinando-as a observar tudo quanto vos ensinei, eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. “ MT,28, 10 – 20. Por oportuno, queremos registrar e agradecer o empenho e a dedicação dos nossos professores Amilson Orzecjovski. Celio Nascimento de Azevedo, Fábio Macereau, Rafael Jose da Silva Xavier, Ronald Candido dos Santos e o Padre Ruy Félix, que com seus métodos de ensino, com inteligência e destemor nos ajudaram e nos incentivaram nessa jornada. Nossa amizade e nosso preito de gratidão.

E as nossas professoras? Como diria Frank Sinatra: “so beautiful, so nice,, so lovely...” À professora Edileia da Silva Santos, a pedido da turma e em nosso próprio nome, expressamos nosso carinho e reconhecimeto pelas suas aulas sempre motivadoras, despertando o interesse de seus alunos, fazzendo uma dinamização que nos incentivaram a estudar, prosseguir nos estudos e transmiti-los a outros. Á professora Leda Ventura Carneiro – nossa paraninfa – relembramos nossas paralavras de que como professora comparava-a às sinfonias de Tchaikowsky. Suas aulas são expressivas, melodiosas e harmoniosas, são irreparáveis, passa seus ensinamentos com propriedade, integralmente, motivando-nos a estudar e nos deu o justo conceito nas matérias que nos lecionou. Registramos nosso reconhecimento pelos beneficios que, como docente responsável, assídua e interessada, nos foram legados.

Nossa homenagem especial a DOM ESTÊVÃO TAVARES BETTENCOURT, religioso, piedoso, sempre estudando e transmitindo seus conhecimentos,mesmo dos assuntos mais modernos que agitam nossa existência atual, dando seu testemunho de maneira clara e compreensiva. O Curso Mater Ecclesiae , que tão bem dirige,é uma referência de ensino religioso , reconhecido “Urbi et Orbi”. Seus escritos, suas cartilhas e as apostilas das matérias do mencionado curso primam pela boa teoria pedagógica , há uma faina de bem escolher o assunto para suas composições literárias, e tudo é bem disposto e bem apresentado por Dom Estêvão como um verdadeiro e oportuno orquestrador. Creio D.Estevão que o senhor é para nós uma referência como pesquisador estudioso dos temas religiosos, os princípios da moral e da boa conduta. Permita-me registrar, fazendo eco com tantos outros que o admiram e o respeitam que o senhor é fiel a seus princípios, não apresenta qualquer falha na missão e na vocação a que se propôs.

Queremos, irmanados com nossos colegas formandos, apreswentar nossos agradecimentos a nossa coordenadora e geremte dp curso, Maria Fernanda Leiras e à colega Josete , a secretária do curso, as quais, ao longo desses três anos e meio, promoveram o estudo em questão, incentivaram todos nós e deram o melhor de si culminando com esta formatura. Finalente, queremos chamar a atenção dos meus colegas formandos para que não se realizem, mas estejam sempre se realizando, isto é, continuem a estudar, a reforçar seu conhecimento, a prosseguir na sua peregrinação , aliando a fé à razão,, como nos lecionou o saudoso Papa João Paulo II.

Continuemos a estudar Ruy Barbosa, a personalidade marcante de quem já falamos, falecido em março de 1923, em Petrópolis, mas em 21 de março de 1921, na tribuna do senado, declarou: ‘De coração enjoado da política , renuncio à cadeira de senador: não tenho meios de conseguir nada além dos princípios a que consagrei minha vida; estudante sou, nada mais, fraco jurista, mau sabedor, mesquinho advogado, pouco mais sei do que saber estudar.” Estivesse hoje entre nós, com os momentos que estamos vendo nos jornais e na televisão, repetiria a frase que o tornou célebre: “ De tanto ver prevalecer aa desonestidade, tem-se às vezes vergonha de ser honesto.” Caríssimos colegas: nada somos e de tudo dependemos da fé na Santa Igreja e da doutrina católica e dos ensinamentos da Sagrada Escritura. Como nos asseverou S. Paulo: “Deus, nosso salvador, quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” 1 Tm 2, 3 – 4. Vamos prosseguir na nossa peregrinação. Não vamos esmorecer, vamos perseverar Meus respeitos e muito obrigado. Tulio José Bambino.

Casamento

Casamento

Tulio Americano

Tulio Americano

CUIDE de seu Pai

Cuide do seu Pai pois ele viveu e vive para você.
Cuide de seu Pai como um filho pois foi assim que ele cuida até hoje de você.
Cuide de seu Pai por gratidão.
Cuide do seu Pai pois mesmo diante de todos os erros cometidos, a intenção dele foi acertar.
Cuide de seu Pai i pois ele está idoso e precisa de você.
Cuide de seu Pai com carinho.
Cuide de seu Pai para se interessar por ele e pela vida dele.
Cuide de seu Pai pois ele é seu Pai e deve respeitá-lo acima de todas as coisas.
Cuide de seu Pai para zelar do futuro dele com você.
Cuide do seu Pai pois chegou a hora de assumir a responsabilidade de dar atenção para ele.
Cuide de seu Pai pois ele é o cara que mais te ama no mundo.
Cuide de seu Pai simplesmente.....por amor!